quinta-feira, 17 de julho de 2008

as pedras não rolam mais

pelo menos, não as da Gonçalves Chaves, rua que faz parte do entorno histórico e compartilha beleza arquitetônica em suas margens.
um dia antes...

em Pelotas . RS . O asfalto cobre o que o tempo zelou . preenche as entranhas que respiram [respiravam] entre as pedras . sufoca . agride . alisa as rugas tão bem cultivadas.





o investimento em restaurações de prédios históricos . em busca da conservação da memória . se transforma em gasto com piche . que tapa o passado . em busca de falsos votos em ano eleitoral.

o centro histórico é "modernizado" por um progresso arcaico . enquanto as perifeiras são barro . lama . esgoto aberto . e os políticos se vangloriam.

dia seguinte

movimento nos questiona . o que fazemos . o que pensamos . a respnsabilidade não é só de quem está no poder.

veja outros detalhes . outras imagens . outras opiniões .
http://emerson-nativudesign.blogspot.com/

3 comentários:

SAVIOMACHADO disse...

Oi Thaís. Como eu havia dito, cá estou. Meu trabalho tem tomado meu tempo e quase não me sobra espaço. Mas tudo bem... Essas coisas fazem parte de nossas vidas e um dia tudo passa. Mas assim como tudo passa, também passa o asfalto pelas ruas de Pelotas. Já era tempo Thaís. A cidade estava um verdadeiro caos. Era buraco na calçada pedindo vaga na rua. Pelotas é a segunda cidade com maior número de carros por habitante, perdendo somente para Porto Alegre. É muito amortecedor trocado, muitas peças quebradas embaixo dos carros. Isso custa caro. O mundo anda mais rápido. A evolução demorou para chegar aqui. Ainda está muito atrasada. Pelotas foi a melhor cidade que já morei. Eu quero que ela evolua e se torne um grande centro. Mas é preciso evoluir.
Um beijo Thaís.
SAVIOMACHADO

Thaís Filó disse...

O que seria evoluir então?
Se Pelotas estava atrasada antes do asfalto, agora então sua evolução foi a de 40 anos atrás, quando o sinônimo de evolução era realmente a preocupação com os homens e suas ganâncias, e não com a humanidade.
Pensar a evolução, hoje, é atentar para a vida, respeitar o ar, o ambiente, a saúde. Já que Pelotas é a segunda cidade com maior número de carros por ahabitante, porque não mudar isso? Que pena, é lamentável essa quantidade excessiva de carros!

Questões ecológicas

A quantidade de carros aumenta a poluição. A produção do asfalto, aumenta a poluição. Tapar as pedras que permitiam a absorção da água, e torná-las impermeáveis com o asfalto, ajuda a alagar ainda mais as ruas.

Dinheiro público
Ao invés de asfaltar onde já tem alguma espécie de "calçamento", no caso as pedras, poderia-se utilizar esse asfalto em regiões das periferias onde não há calçamento, e tapar os buracos (crateras) de ruas que foram asfaltadas há pouco tempo, com esse mesmo asfalto bagaceiro...

A verba utilizada nesse asfalto, seria melhor utilizada em outros aspectos de saneamento, como manutenção das pedras (retirando as que formavam os buracos, aterrando, e recolocando-as), e modificando as periferias que ainda possuem esgoto a céu aberto.

O gasto com asfalto, para melhorar o trânsito, se faz necessário mais gastos com sinalizações, lombadas, e outros, para diminuir a velocidade em que os carros andam (paradoxo não?)

Trânsito

Muito da responsabilidade do caos no trânsito está na velocidade em que os carros andam, na pressa cotidiana. O asfalto da a possibilidade de andar mais rápido, aumentando também a possibilidade de acidentes, ainda mais no centro, onde o fluxo de pedestres é intenso.

Questões culturais


Pelotas realmente é atrasada...até quando pensa em evoluir. Sua trajetória que imita a França no séc XIX, continua imitando a França...mas com atraso...Ao invés de imitar a França de hoje, que restaura suas pedras, retirando o asfalto sobre elas, imita a França dos anos 60, que colocou o asfalto.

As pedras nas ruas de Pelotas fazem parte de sua trajetória histórica, parte de seu patrimônio. A técnica utilizada para esse tipo de pavimentação (tanto no fazer as pedras, quanto no colocá-las da forma original) se perdeu com o tempo. O resquício da técnica é seu resultado, as ruas, agora tapatdas pelo asfalto.

Com cidade em busca de evolução, o valor histórico deve ser evidenciado com o turismo, tapar ruas históricas diminui o valor turístico.

Muits outras questões ainda podem ser colocadas contra o asfalto...E a favor, quais são? Até agora os amortecedores não me convenceram

Irônico sim... Burro não... disse...

Concordo com cada palavra... so não teria capacidade de tamanha sensibilidade ao ver e transcrever... curti...